O tratamento das varizes tem sofrido uma evolução rápida nos últimos anos com o aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas. A utilização de Laser, Radiofrequência e Espuma têm proporcionado um aumento no arsenal terapêutico do cirurgião vascular, permitindo um melhor resultado e menos desconforto aos pacientes. As técnicas minimamente invasivas permitem que o tratamento seja realizado muitas vezes fora do ambiente hospitalar, em clínicas com estrutura adequada, e levando a menor desconforto e retorno precoce às atividades diárias.

         No nosso meio a utilização da escleroterapia com espuma tem se destacado como um método com excelentes resultados, de baixo custo, pouco doloroso, sem necessidade de repouso e muitas vezes não necessitando afastamento do trabalho ou das atividades diárias.

        Uma das principais indicações desse método é o tratamento de úlceras varicosas, para cicatrização de úlceras crônicas que muitas vezes atrapalham a vida dos pacientes por anos e anos, ou para prevenção de recidiva de úlceras já cicatrizadas. Os resultados normalmente são obtidos de forma rápida, podendo ser alcançados em alguns dias ou meses, a depender do tamanho da úlcera.

       O procedimento é realizado através de punção do vaso a ser tratado guiada por ultrasom, sem a necessidade de anestesia, sendo o desconforto semelhante ao experimentado em uma coleta de sangue em laboratório. Após a confirmação do posicionamento da agulha, a espuma é injetada no interior do vaso e é possível observar o resultado imediato com contração da parede do vaso e interrupção do fluxo sanguíneo. O resultado a longo prazo é obtido com a formação de pequenos coágulos no interior do vaso que irão causar uma inflamação e posteriormente oclusão e redução da dilatação.

Ilustração mostrando a punção do vaso guiada por ultrasom, com injeção da espuma no interior do mesmo e interrupção do fluxo de sangue por contração da parede do vaso.

Preparação da espuma onde a medicação é misturada com o ar para a formação de microbolhas.

Escleroterapia com punção do vaso guiada por ultrasom.

TRATAMENTO DE VARIZES COM ESPUMA
Cirurgião Vascular Fortaleza: Dr Frederlico Linhares