Tirando dúvidas sobre a estenose de carótida

O que são as artérias carótidas e vertebrais?

 

São os vasos que levam o sangue para a cabeça. Estão localizados no pescoço, sendo uma carótida e uma vertebral de cada lado.

 

Por que é importante avaliar a esses vasos durante o checkup vascular?

 

Alguns pacientes que possuem fatores de risco como hipertensão, diabetes, tabagismo e história de AVC na família têm um risco aumentado de apresentarem formação de placas de gordura nas carótidas e vertebrais. Essas placas podem obstruir o vaso ou soltar fragmentos na circulação levando ao AVC. Orientamos que pacientes acima de 60 anos e que possuem esses fatores risco realizem o exame durante a avaliação de rotina.

 

O que é o ultrasom com doppler de carótidas e vertebrais?

 

O ultrasom com doppler é o exame que consegue avaliar o fluxo nos vasos. Ele é um exame de ultrasom convencional adicionado de uma programação que permite visualizar o fluxo de sangue, identificando possíveis obstruções. É um exame indolor, rápido e que não necessita de preparo para ser realizado.

 

Quando é necessário tratar as placas nas carótidas e vertebrais?

 

Os pacientes que possuem placas nas artérias carótidas possuem um risco aumentado de desenvolver complicações em outros territórios como o infarto do miocárdio e a obstrução das artérias da perna. A aterosclerose, que é o nome científico dado para essas placas, é uma doença que ocorre de forma difusa, podendo acometer qualquer artéria do corpo. Quando detectamos essa alteração, e quando não houver contra-indicação, iniciamos o ácido acetilsalicílico (aspirina) e remédios para controle do colesterol. Essas medicações retardam a evolução da doença e previnem as complicações mais graves.

 

Quais as outras formas de tratar?

 

Nos pacientes nos quais encontramos obstruções graves ou naqueles com obstrução moderada e história de AVC um dos tratamentos indicados é a cirurgia.  No tratamento cirúrgico aberto realizamos uma incisão no pescoço, isolamos a artéria e retiramos as placas que estão obstruindo o fluxo. O segundo tipo de tratamento é a angioplastia. É um tratamento pouco invasivo, realizado com um pequeno furo na virilha através do qual navegamos pelos vasos com um stent até o pescoço e abrimos a placa.

 

Qual o profissional devo procurar para uma avaliação?

 

Os angiologistas e cirurgiões vasculares são os profissionais que estão aptos a realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico nos casos em que exista necessidade. A Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular pode auxiliar os pacientes com informações sobre as doenças vasculares e sobre os profissionais através do site: www.sbacvce.com.br

 

Dr. Frederico Linhares

Presidente de Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Ceará

Captura_de_Tela_2019-12-10_às_21.41.19.p
Cirurgião Vascular Fortaleza: Dr Frederlico Linhares